Tijolo Estampado de Borsippa

Tijolo Estampado de Borsippa


Borsippa, Mesopotâmia, julho de 2013! Parte I

Borsipa era uma importante cidade antiga da Suméria, construída em ambos os lados de um lago a cerca de 17,7 km (11,0 milhas) a sudoeste da Babilônia, na margem leste do Eufrates. O local de Borsippa fica na província da Babilônia, Iraque e agora é chamado de Birs Nimrud, os árabes identificando o local com Nimrod. O zigurate, a & # 8220Tongue Tower, & # 8221 hoje um dos zigurates sobreviventes mais vividamente identificáveis, é identificado na posterior cultura talmúdica e árabe com a Torre de Babel, embora os construtores Sumero-Acadianos do Zigurate na realidade a tenham erguido como um edifício religioso em homenagem ao deus local Nabu, chamado de & # 8220son & # 8221 da Babilônia & # 8217s Marduk, como seria apropriado para a cidade-irmã menor da Babilônia.

بورسيبا (بالسومرية تسمى باد-سي-ا-اب-با وباكدية تسمى برسيب أو تل برسيب) وتسمى حاليا ببرس نمرود, هي مدينة سومرية مهمة قديمة, تم بنائها على جانبي بحيرة تبعد حوالي 17 كلم جنوب مدينة بابل, موقع بورسيبا هو في محافظة بابل (محافظة). ويعتقد بأن هذه الزقورة كانت من اجل عبادة الالهة نبو اله التجارة عند البابليون الذي ابن الاله مردوخ. حسب التأريخ يعتقد بأن مدينة بورسيبا يعود انشائها إلى عصر سلالة أور الثالثة وفي العصر البابلي كانت مركز القوة لبابل وفي القرن التاسع قبل الميلاد كانت بورسيبا بدأ الكلدان يستقرون فيها. لكن تم تدميرها هي ومعبدها خلال عهد الملك الاخميني احشويروش. كشفت الحفريات في عام 1854 بقيادة عالم الاثار هينري كريسويك راولنسون واكتشف راولنسون عن معبد لعبادة الاله نبو يعود بنائه إلى عصر الملك الكلداني نبوخذ نصر الثاني, والذي اكتشف بين عامي 1879 و 1881 بقيادة عالم الاثار هرمزد رسام مع فرقة بحث بريطانية.


Arquivo: Tijolo de barro estampado do zigurate e templo de Nabu, Borsippa, Iraque.jpg

Clique em uma data / hora para ver o arquivo como ele apareceu naquele momento.

Data horaMiniaturaDimensõesDo utilizadorComente
atual09:30, 7 de setembro de 20182.048 × 1.362 (801 KB) Neuroforever (falar | contribs) Página criada pelo usuário com UploadWizard

Você não pode sobrescrever este arquivo.


"Old Bricks - a história a seus pés"

The Sudbury Brick Co. está listada nas edições Kellys 1912, 16 e 25 em Waldfield Road, escritório de Sudbury, Acton Square, Sudbury. Info & amp Photo por Martyn Fretwell cortesia da Bill Richardson Collection em Southwick Hall.

Summer Lane, Barnsley

Summer Lane Brickworks, Barnsley Ltd., Summer Lane, Barnsley, South Yorks. A empresa foi encerrada em 1913. Foto e informações de Frank Lawson.

Summerseat

Summerseat perto de Bury, foto de Colin Driver.

Cume

Fotos cortesia da coleção Frank Lawson. As obras da Summit foram próximas a Littleborough, em Lancashire.

Fotos cortesia de Colin Driver.

Sumner Jnr, Crawley

Isso foi feito na Ifield Brickworks em 1880, a imagem é em preto e branco, graças a Richard Symonds.

Fotografado no Beamish Museum.

Pôr do sol

Fotografado no Beamish Museum. Sunset Brick & amp Tile Co., Cowgate, Newcastle upon Tyne. Fundada em 1921 por W Cochrane-Carr. O xisto foi extraído de uma pedreira próxima usando explosivos até 1953, quando uma escavadeira mecânica e uma linha de arrasto foram introduzidas. Em 1967, a pedreira vizinha estava sem xisto e, sem abastecimento econômico nas proximidades, as obras foram fechadas. Informações e fotos cortesia de Frank Lawson.

Superaxe: consulte Burn Fireclay Company

Sussex Brick Co. (Sussex Hand Made)

Fotos de Martyn Fretwell. Sussex Hand Made Brick Company em Hastings, produz tijolos feitos à mão desde 1896 e ainda usa o Wadhurst Clay encontrado no final de suas obras.

Sussex Brick & amp Estates Co Ltd

Foto de Darren via John Harrison.

Richard Symonds descobriu isso perto de Southwater, em West Sussex, e fez algumas pesquisas sobre a história.

'Peter Peters, da empresa de Horsham Builders que foi responsável pelo desenvolvimento inicial da Keymer Brick & amp Tile Co, vendeu tudo em 1899 e o novo proprietário, um construtor de Londres, formou uma empresa, The Sussex Brick Co. Ltd (não confundir com a firma Hastings de mesmo nome). e instalou uma nova fábrica e edifícios, com a intenção de explorar as medidas mais baixas do Weald Clay para fazer tijolos prensados ​​usando o processo de 'plástico rígido'. dois novos fornos contínuos a carvão do tipo Hoffmann foram construídos, o carvão sendo trazido por ferrovia de Nottingham. Atrás dos fornos havia uma linha de prensas, alimentadas com argila de uma linha paralela de moinhos. O barro, nesta fase, ainda era escavado manualmente e entregue aos trituradores em carrinhos, impulsionado por um acionamento por corrente contínua acima da cabeça. No entanto, a empresa logo teve problemas. Os problemas iniciais, que levaram a uma produção desigual e custos crescentes, foram agravados pela recessão no setor e, em 1903, um novo gerente foi nomeado, capital novo foi injetado e a Sussex Brick & amp Estates Co Ltd foi formada.

A nova empresa comprou um terceiro forno contínuo em uso e aumentou a produção de tijolos prensados ​​para 12 milhões anualmente. Além disso, 8 milhões de tijolos por ano eram produzidos pelos dois pátios sazonais ainda em operação, utilizando os seis pés superiores de argila inadequados para a produção de tijolos prensados. Tudo isso ia contra a tendência geral no condado, que era de declínio, e pode ter sido atribuída, em parte, à técnica superior de marketing da empresa, bem como a algum uso imaginativo de relações públicas para fazer propaganda de mercadorias. Em 1912, uma escavadeira a vapor foi colocada em uso no claypit em Warnham e serviu de ocasião para celebrações, que foram relatadas no Sussex Daily News em 8 de fevereiro: '. uma das principais indústrias de Sussex é a fabricação de tijolos, pois, em grande e pequena escala, ela pode ser encontrada onde quer que se queira viajar. Em Warnham, os métodos modernos podem ser vistos em ação em toda a sua extensão. Lá a Sussex Brick and Estates Company Ltd., que também tem outra fábrica na Southwater, mostra o que há de mais moderno na fabricação de tijolos, pela velocidade de produção, aliada, é claro, à qualidade. '.

Os dados acima foram extraídos da publicação 'Brickmaking in Sussex' ISBN 1 873 793 197 (1993), de M. Beswick.

Thomas Sutcliffe

Thomas Sutcliffe, Wrose Brow, Windhill, Shipley, West Yorks - Post Office Bradford Trades Directory, 1887 e White's Directory of Leeds e The Clothing District, 1894. Os trabalhos continuaram sob a gestão de Sutcliffe até pelo menos 1912. Informação e imagem de Frank Lawson.

William Sutcliffe

William Sutcliffe dirigia as fábricas de tijolos Armley, Stanningley Road, Armley, Leeds e Woodhouse Hill Brickworks. Listado entre 1875 e 1912. Informações de PRBCO e imagem de Frank Lawson.

Sutton, Overseal

Swadlincote

Não se sabe de qual fábrica de tijolos na área de Swadlincote esse tijolo vem. Foto de Martyn Fretwell.

Swain

William Swain, Howarth Cross, Halifax Road, Smallbridge, Rochdale. Foto de David Kitching.

Swallownest

Obrigado a Simon Patterson pela foto.

Foto por cortesia da coleção Frank Lawson.

O Swalllownest Brick Co estava situado em Swallownest, a leste
de Sheffield. Informações de David Kitching.

Este tijolo foi visto em North Lincolnshire e é provável que seja de uma fábrica em Yorkshire ou Lincolnshire. Foto de Frank Lawson.

Swanage

De um artigo da British Brick Society, a Swanage Brick & amp Tile Co. em Godlingston ligou pela primeira vez seu novo forno descendente retangular em junho de 1983, substituindo um forno descendente anterior construído em 1935. Hoje, a Ibstock ainda opera essa fábrica ao norte de Swanage, fabricando tijolos feitos à mão sob medida. Também descobri que esta olaria está registrada como Godlingston Brick & amp Tile Works em um 1900 O.S. mapa. Info & amp Fotografado no Bursledon Brick Museum por Martyn Fretwell.

Swan Banks, Halifax

Em 1864, a Swan Banks Coal and Brick Company foi formada em Halifax, West Yorkshire. Em 1873, a empresa fez um acordo para levar 24 acres de carvão de leito duro e macio para a Fazenda Marsh, mas em 1875 a mina foi fechada. The Swans Bank Brick and Coal Company continuou a fazer tijolos em Bailey Hall Road, onde extraiu xisto. A família Rawson possuía a mina de carvão na década de 1820 e desenvolveu o local entre o canal Halifax e a área montanhosa de Southowram em Marsh. A Halifax Brick Co foi uma associação formada por: Morton's of Siddal, Swan Bank, Oates & amp Green e Charlestown Bricks no final do século XIX. Foto e informações de Derek Barker.

Encontrado por Roger Grimshaw na Hebden Bridge.

Irmãos Swan e Bourne

Swan Brothers e Bourne, West Cliffe Brickworks, Burton Road, Lincoln estão listados nestes diretórios comerciais, Kelly's 1876, White's1882, Kelly's 1885 e edições de 1889. Esta obra foi amalgamada na Lincoln Brick Co. em 1889. Photo & amp Info de Martyn Fretwell.

Swann

Encontrado em Riccall, North Yorks por Ian Prest.

Swann Radcliffe & amp Co.

Swann Radcliffe & amp Co. estão listados em Brassington, Wirksworth Derbys. na seção Fire Brick Manufacturers desses diretórios da Kelly, 1912, 25, 32 e 41 edições. Um site da Brassington registra que em 1962 a empresa empregava 16 homens e fechou em 1971. Photo & amp Info de Martyn Fretwell. Foto cortesia de Newark & ​​amp Sherwood Museum Services.

Swanton Novers

Encontrados em Swanton Novers, Norfolk, acredita-se que esses tijolos estampados EHEL e amp HEL foram feitos no estaleiro de tijolos de Swanton Novers, perto de Melton Constable. Esta olaria foi propriedade de Lord Hastings, do Melton Constable Hall, e é mostrada nos mapas do sistema operacional de 1885 a 1950. Informações e fotos de Martyn Fretwell.

Sweeney, Oswestry

Este tijolo espelhado foi encontrado em Brynteg, perto de Wrexham. Image PRBCO.

Foto de Richard Paterson

Todos os três foram descobertos no site Oswestry de Weston Wharf da Cambrian Railway Society por Mike Shaw. Foi aqui que o bonde da olaria de Sweeney alcançou a linha principal.

J F Swinburne and Sons, Birtley & Tanfield Brick Works

Um anúncio no Newcastle Courant - sexta-feira, 27 de janeiro de 1888, afirmava que a empresa foi fundada em 1852 e poderia fornecer tubos de drenagem agrícolas, tijolos e cuecas. Foto e informações de Mark Cranston.

Swindell & amp Collis, Birmingham

Swindell e amp Collis são registrados como mestres de carvão, fabricantes de tijolos e ladrilhos em Granville & amp Gorsty Hill Collieries, Old Hill, Cradley Heath no Jones's Mercantile Directory para 1865. Eles são registrados novamente na edição de 1891 de Kelly em Granville Colliery. Info & amp Fototografado em Cawarden Reclamation por Martyn Fretwell.

Swindon

A Swindon Brick & amp Tile Co. foi listada pela primeira vez nas edições Kellys de 1889 a 1898 no Canal Side Brickworks, New Swindon. As edições de 1903 a 1911 da Kelly agora listam a empresa com uma segunda obra em Rolleston Yard, Gorse Hill e George Whitehead é listado como proprietário. Foto de Guy Morgan, informações de Martyn Fretwell.

Robert Swinton

Robert Swinton está listado nas edições de 1876 a 1896 de Kelly em Tattershall, Boston Lincs. Robert morreu em dezembro de 1899 e deixou sua propriedade pessoal para seus dois filhos, Edward e Christopher. Informações sobre fotos e amplificadores por Martyn Fretwell.

Sykes


Este tijolo foi encontrado em Sledmere, North Yorkshire e é provável que tenha sido feito na olaria em Bishop Wilton, algumas milhas a sudoeste. A família Sykes de Sledmere era proprietária da brickfield e provavelmente contratou Thomas Grant de Pocklington para gerenciar as obras ao longo de sua vida de 1854 a 1886. Foto e informações de Carla van Beveren.


Arquivo: Tijolo de barro estampado do zigurate e templo de Nabu em Borsippa, Iraque, século 6 aC.jpg

Clique em uma data / hora para ver o arquivo como ele apareceu naquele momento.

Data horaMiniaturaDimensõesDo utilizadorComente
atual09:31, 7 de setembro de 20182.048 × 1.362 (1.006 KB) Neuroforever (falar | contribs) Página criada pelo usuário com UploadWizard

Você não pode sobrescrever este arquivo.


A história dos tijolos e da fabricação de tijolos

O homem tem usado o tijolo para fins de construção há milhares de anos. Os tijolos datam de 7000 aC, o que os torna um dos materiais de construção mais antigos conhecidos. Eles foram descobertos no sul da Turquia, no local de um antigo assentamento ao redor da cidade de Jericó.

Os primeiros tijolos, feitos em áreas com climas quentes, eram tijolos de barro secos ao sol para endurecimento.
Os tijolos do antigo Egito eram feitos de argila misturada com palha. A evidência disso pode ser vista hoje nas ruínas de Harappa Buhen e Mohenjo-daro. As pinturas nas paredes do túmulo de Tebas retratam escravos egípcios misturando, temperando e carregando argila para os tijolos secos ao sol.

O maior avanço veio com a invenção do tijolo queimado por volta de 3.500 aC. A partir desse momento, os tijolos puderam ser feitos sem o calor do sol e logo se tornaram populares em climas mais frios.

Os romanos preferiam fazer seus tijolos na primavera, depois os armazenavam por dois anos antes de vendê-los ou usá-los. Eles usavam apenas argila branca ou vermelha para fabricar tijolos.
Os romanos conseguiram introduzir os tijolos cozidos em todo o país graças aos fornos móveis. Eram tijolos estampados com a marca da legião que supervisionava a produção dos tijolos. Os tijolos romanos diferiam em tamanho e forma de outros tijolos antigos, pois eram mais comumente redondos, quadrados, oblongos, triangulares e retangulares. Os tijolos queimados no forno mediam 1 ou 2 pés romanos por 1 pé romano, e às vezes até 3 pés romanos com outros maiores. Os romanos usaram tijolos para edifícios públicos e privados em todo o Império Romano. Eles construíram paredes, fortes, centro cultural, abóbadas, arcos e faces de seus aquedutos. O portão de Herculano de Pompéia e os banhos de Caracala em Roma são exemplos de estruturas de tijolos romanos.

Durante o período do Império Romano, os romanos espalharam a arte da fabricação de tijolos por toda a Europa e ela continuou a dominar durante o período medieval e renascentista.

Quando o Império Romano caiu, a arte da fabricação de tijolos quase desapareceu e continuou apenas na Itália e no Império Bizantino. No século 11, a fabricação de tijolos se espalhou dessas regiões para a França.

Durante o século 12, os tijolos foram reintroduzidos no norte da Alemanha a partir do norte da Itália. Isso criou o período gótico do tijolo, com edifícios construídos principalmente com tijolos de barro vermelho queimados. Os exemplos de edifícios de estilo gótico de tijolo podem ser encontrados nos países bálticos, como Suécia, Dinamarca, Polônia, Alemanha, Finlândia, Lituânia, Letônia, Estônia, Bielo-Rússia e Rússia. Este período carece de esculturas arquitetônicas figurativas que antes haviam sido esculpidas em pedra. As figuras góticas eram virtualmente impossíveis de criar com tijolos naquela época, mas podiam ser identificadas pelo uso de camadas divididas de tijolos em cores variadas, tijolos vermelhos, tijolos esmaltados e gesso branco. Eventualmente, tijolos construídos e moldados personalizados foram introduzidos, o que poderia imitar as esculturas arquitetônicas. No século 16, o Brick Gothic foi substituído pela arquitetura Brick Renaissance.

Na época medieval, o barro para fazer tijolos era frequentemente amassado pelos trabalhadores com os pés descalços. A argila era moldada em tijolo, empurrando-a para uma moldura de madeira colocada sobre uma mesa, que era coberta com areia ou palha para evitar que a argila grudasse. Depois que o excesso de argila foi removido com um pedaço de pau, o tijolo foi removido da moldura.

Na Inglaterra, os restos de edifícios provam que a arte da fabricação de tijolos estava muito avançada na época de Henrique VIII. Após o grande incêndio de Londres em 1666, a cidade foi reconstruída principalmente com tijolos.

O tijolo Adobe, que é um tijolo seco ao sol feito de argila e palha, é feito há séculos na América Central, especialmente no México. Ainda existem algumas estruturas de adobe astecas, um exemplo é a Pirâmide do Sol, construída no século XV.

Os tijolos cruzaram o Atlântico com imigrantes holandeses e britânicos, com alguns pedreiros entre eles. Na Virgínia, as estruturas de tijolos foram construídas já em 1611. Naquela época, era comum os pedreiros fazerem os tijolos no canteiro de obras. Sabe-se que tijolos foram transportados da Virgínia para as Bermudas em 1621 em troca de comida e óleo.

Muitos dos primeiros arranha-céus americanos são revestidos de tijolos ou terracota. Foram necessários 10 milhões de tijolos para construir o Empire State Building.

Durante os períodos Renascentista e Barroco, as paredes de tijolos expostos tornaram-se cada vez menos populares, conseqüentemente a alvenaria era coberta com gesso. Somente em meados do século 18 as paredes de tijolos começaram a recuperar sua popularidade.

Os tijolos foram feitos à mão até cerca de 1885. Assim que a Revolução Industrial estourou, a máquina de fabricação de tijolos foi introduzida. Consequentemente, o número de argilas que podem ser transformadas em tijolos aumentou muito, o que influenciou a capacidade de produção. A produção de tijolos feitos à mão chegava a 36.000 tijolos por semana, mas em 1925 uma máquina de fabricação de tijolos fazia 12.000 tijolos por dia.

Como as estruturas de tijolos podiam ser construídas de maneira muito mais rápida e barata, elas substituíram outras matérias-primas, como pedra ou rocha.

Durante o boom da construção do século 19, quando mais de 10 bilhões de tijolos eram produzidos anualmente, muitas cidades americanas como Boston e Nova York preferiam os tijolos feitos localmente.

Na Londres vitoriana, devido ao forte nevoeiro, foram escolhidos tijolos vermelhos brilhantes que tornaram os edifícios muito mais visíveis. Embora a quantidade de pigmento vermelho tenha sido reduzida na produção de tijolos, o vermelho continuou sendo a cor mais desejada para o tijolo e ainda é até hoje.

Foi usado por alguns dos arquitetos mais famosos do século 20, como Le Corbusier, F. L. Wright e Louis Khan.
Hoje em dia, além da madeira, os tijolos parecem ser um material de construção comumente usado. Consequentemente, a arquitetura de tijolo e terracota é dominante em seu campo, com um grande desenvolvimento na indústria de tijolos.


Tijolo Estampado de Borsippa - História

Coalbrookdale, Lightmoor. Foto tirada em Blists Hill.

Foto de Martyn Fretwell, cortesia da Coleção Bill Richardson em Southwick Hall.

Coalfield

De Mexborough, South Yorkshire. Foto de Simon Patterson.

Foto por cortesia da coleção Frank Lawson.

Coalfield Brickyards Ltd., Clayfield Road, Mexborough, South Yorks. Liquidado em 1971. The Yorkshire Brick Company 'Coalfield' Brickworks em Mexborough parou de disparar no final de 1982. Foi o último Prensado Brick Kiln em South Yorkshire a operar.

Coalmoor

Todos os itens acima foram usados ​​para construir uma casa em Yuen Long, New Territories, Hong Kong. É provável que o tijolo H A também seja um produto Coalmoor. Fotos de Jade Ling.

Coalmoor fica perto de Telford, em Shropshire.

O Allenite era um tijolo refratário resistente usado para forrar fornos, etc.

Foto de Colin Wooldridge da coleção John Cooksey

Fabricado em Coalmoor, Telford, no mesmo local que os tijolos Allenite.

A Coalmoor Sanitary Pipe Co. Ltd foi formada em 1901 e em 1908 tornou-se a New Coalmoor Sanitary Pipe Co. Ltd., fabricando tubos e tijolos de incêndio em suas fábricas localizadas perto de Woodlands Farm, agora Myford House Nursing Home em Woodlands Lane, Horsehay perto de Coalmoor, Telford entre 1908 e 1948. Em 1948, a empresa foi comprada pela Coalmoor Refactories Ltd, que produzia tijolos refratários para a indústria de aço. Em 1951, a empresa comprou a fábrica de tijolos Lightmoor nas proximidades e, com isso, transferiu toda a produção para o novo local. Em 1980, a empresa empregava cerca de 150 funcionários na pedreira e nas fábricas de amplificação. The Lightmoor Works on Brick Kiln Bank, Lightmoor pertencia ao Ibstock quando foi fechado em 1992 e o local agora tem casas construídas nele. Allenite e Mossite são nomes comerciais usados ​​pela empresa. Informações de Martyn Fretwell.

Coalport

Um pouco de informação e um mapa com a localização das obras podem ser vistos neste link. Foto de Martyn Fretwell.

Cobridge Brick & amp Marl Co Ltd

A Cobridge Brick and Marl Co Ltd., foi baseada em tijolos comuns produzidos pela Leek Road com o logotipo "Cobridge" moldado no sapo. Eles também produziram tijolos de fogo para revestir fornos usados ​​na indústria de cerâmica e tijolos de engenharia usados ​​em obras de fundação. Eles produziram uma grande variedade de tijolos feitos à mão sob encomenda. Marl foi extraído do buraco marl adjacente e um segundo atrás das obras na Sneyd Street. Eles tinham um segundo local de produção em Scotia Road em Burslem, onde tinham um forno a óleo contínuo moderno, a principal produção de tijolos comuns era baseada aqui, com produção de transbordamento de comuns em Cobridge. Informação de John Roberts.

Cobridge Brick & amp Sanitary Pipe Co.

A Cobridge Brick & amp Sanitary Pipe Co Ltd era sediada a apenas 200 metros de Cobridge Brick, na Leek Road. Seu local em Hamil Road Burslem foi abandonado no início de sua história. Eles produziram alguns tijolos em Hamil Road e estes foram carimbados de acordo com esta amostra. Os exemplos são raros, pois não existiam há muito tempo na produção de tijolos. Em sua unidade de Cobridge, eles produziram tubos e telhas com revestimento de sal. Informações de John Roberts e foto de David Kitching.

Cochrane

A Cochrane & amp Co Ltd operou a nova mina de carvão Brancepeth no condado de Durham na década de 1890 e provavelmente por alguns anos depois disso. Fotos de Chris Tilney.

Cocking - Balby

Cocking - Doncaster

Vários tijolos feitos por Cocking & amp Sons of Balby, Doncaster, todas as fotos são cortesia da coleção de Frank Lawson. Consulte a entrada abaixo para obter mais informações sobre esta empresa.

Cocking - Walkeringham


Frente e verso de um tijolo armado, Clayton é o nome do fabricante da máquina de fazer tijolos.

Fotografado perto de Newark por Martyn Fretwell.

Martyn Fretwell escreve: - Thomas Cocking começou sua Walkeringham, Notts. olarias por volta de 1876, produzindo tijolos vermelhos e brancos e ladrilhos de pedreira vermelhos. Thomas foi seguido neste pátio por seus filhos e genro, George Cooper. Esta obra foi vendida em algum momento da década de 1940 e continuou sob novos proprietários até o fechamento em 1956. Após a venda das obras de Walkeringham, a família Cockings abriu uma nova fábrica em Balby, Doncaster & amp bricks estampados Balby também são considerados feitos por eles. A fábrica de Balby então se tornou parte da Yorkshire Amalgamated Brick Co. na década de 1960. Fotografado no Bassetlaw Museum, Retford, de Martyn Fretwell.

Alfred Coe

Alfred Coe está listado na edição de 1892 de Whites em Crown St, Ipswich, office works, Hadleigh. A edição de 1900 de Kelly grava dois trabalhos em Bromford & amp Hadleigh. As edições de 1912 e 16 de Kelly, em seguida, gravam Alfred Coe, exor de Bromford. A edição de 1925 de Kelly registra escritórios da A. Coe Ltd., 15, Crown St. Ipswich, mas nenhum endereço de fábrica. Coe também era construtor. Foto e informações de Martyn Fretwell.

Codnor Ville

Um anúncio de leilão de jornal de 1858 anuncia que o Lote 4 era a venda de 'Metade das Ações da Codnor Ville Brick Yard'. Não existe o nome do proprietário deste estaleiro no edital de leilão, apenas afirma que “Os Tennant's irão mostrar as Instalações”. Theadore Hickling era o proprietário do terreno no qual este pátio de tijolos havia sido estabelecido, então ele pode ter sido a pessoa que estava vendendo a metade das ações do pátio. A pesquisa da palavra Ville revelou que esta é uma palavra francesa para cidade, resultando assim em Codnor Ville (cidade) sendo estampada no tijolo acima sem o e. Um mapa de 1854 mostrando o layout dos terrenos de construção e as novas ruas de um novo conjunto habitacional próximo a Mill Lane em Codnor também mostra a olaria no centro do empreendimento. Na edição de 1857 de Kelly, Robert e amp Charles Taylor são registrados como pedreiros em Codnor e, a partir do censo de 1881, Thomas Allcock e seus dois filhos são registrados como pedreiros, morando no vizinho Prospect Place em Codnor. Então, qualquer uma dessas duas famílias poderia ter feito esses tijolos. Info & amp fotografado em Ripley Reclamation por Martyn Fretwell.

Cogenhoe, Northampton

A Cogenhoe Iron Ore Co. foi fundada em 1858 e em 1877 uma olaria foi construída pela empresa para utilizar a argila que estava sendo escavada. No entanto, esse empreendimento teve vida curta, pois houve uma queda na demanda por minério de ferro e a empresa fechou em 1880. Kelly lista a The Cogenhoe Iron Ore Co. como fabricantes de tijolos em sua edição de 1877. Informações e foto de Martyn Fretwell.

Colborne, Swindon

G H Colchester, Burwell, Cambs.

G H Colchester, Burwell, Newmarket, Cambs. Supostamente para dar trabalho a seus trabalhadores no inverno, T. T. Ball abriu uma olaria um pouco ao norte de Burwell, além do antigo filão, que acabou renomeado como Filão de Fábrica. Em 1881, T. T. Ball empregava 33 homens na fábrica de produtos químicos, em parceria desde a década de 1880 com W. e G. H. Colchester, de uma empresa de fertilizantes Suffolk. Em 1900, essas obras estavam ligadas por uma linha particular à ferrovia Cambridge-Mildenhall que passava por Soham. Sua empresa, Colchester & amp Ball, continuou a produzir fertilizantes, em 1900 usando fosfatos importados, e os tijolos Burwell White. Quando G. H. Colchester se aposentou em 1919, foi adquirida por outra empresa de fertilizantes de East Anglian, a Prentices.

A Prentices foi, por sua vez, fundida em 1929 na Fisons Ltd., que fabricava fertilizantes em Burwell até depois de 1962. Em 1926, uma olaria nova e maior foi construída, com poços de tijolos em crescimento constante ao norte, em Little Fen, ao sudoeste do um anterior. Permaneceu em uso na década de 1960, empregando c. 45 pessoas e produzindo até 10.000.000 de tijolos por ano. Em 1966, Fisons o vendeu para um fabricante de tijolos de Leicestershire. Após a perda de popularidade dos tijolos brancos, ele foi fechado em 1971. Os prédios, com exceção de algumas cabanas de trabalhadores, foram demolidos em 1972, seus dois edifícios de 60 metros. chaminés altas sendo explodidas. Foto e informações cortesia da coleção Frank Lawson.

Coleford

Hoje, a Coleford Brick & amp Tile Co. ainda produz tijolos feitos à mão. Fundada em 1925, a Marians Brickworks ficava entre Coleford e Staunton. A maior parte de sua produção inicial foi usada pela indústria de mineração local dentro e ao redor da Floresta de Dean, mas agora os tijolos feitos à mão da empresa são usados ​​principalmente pela indústria de construção. A fábrica de tijolos de Marians fechou após a segunda guerra mundial e uma segunda e atual fábrica da Royal Forest of Dean Works foi inaugurada em 1935 em Cinderford no local de uma antiga fábrica de tijolos. Contratos recentes incluem dois e meio milhão de tijolos para a nova Biblioteca Britânica em Londres e 168.000 tijolos para a torre de 118 pés no recentemente reformado Royal Shakespeare Theatre em Stratford on Avon. Foto de Colin Wooldridge da coleção John Cooksey e informações de Martyn Fretwell. As fotos de uma visita às obras podem ser visualizadas aqui.

W H Collier

William Homan Collier estabeleceu sua fábrica de tijolos Marks Tey perto de Colchester em 1863. William havia trabalhado anteriormente na E & amp R Collier em Reading. William H. Collier está listado nas edições de 1882, 94 e 1902 de Kelly na Marks Tey. A edição de 1914 agora lista a empresa como Collier Ltd com trabalhos em Marks Tey, Hutton, Shenfield & amp Cranham, Upminster. A expansão da Collier Ltd. pode ter ocorrido depois que William se aposentou da fabricação de tijolos ou morreu. A empresa permaneceu na família Collier até 1988, então, após várias mudanças de propriedade, a empresa foi adquirida pela Wienerberger em 2004. A fábrica de Marks Tey foi então adquirida por uma equipe de Management Buyout liderada por Maurice Page & amp. A fábrica ainda está em produção hoje. operando sob o nome de WH Collier Ltd. Dois fornos down draft das obras originais de 1863 ainda estão de pé. Informações e fotos de Martyn Fretwell.

J Collins, Pensnett

James Collins está listado nas edições de 1868 a 1880 de Kelly em Pensnett, Kingswinford, Dudley. Informações e fotos de Martyn Fretwell.

J S Collins, Gornalwood

Samuel John Collins está listado no Jones Directory de 1865 como um fabricante de tijolos em 'Barrs Meadow', que é onde a Gas Works foi posteriormente localizada. John Samuel Collins está listado em Gornal Wood, Dudley na edição Kellys de 1868. Esta obra estava situada em Himley Road. As edições de 1872 a 1904 de Kellys agora listam as obras em Lower Gornal, Dudley. O estudo de mapas revelou que se tratava da mesma coisa. Info & amp Fotografado no Black Country Living Museum por Martyn Fretwell com informações adicionais por Colin Morris.

W Collins, Newton le Willows

Fotografado em uma coleção Cambridgeshire por Martyn Fretwell.

W J Collins

Fotografado em Cawarden Reclamation, Rugeley. As edições de Staffordshire de 1896 a 1908 de Kelly registram William James Collins como fabricante de tijolos em Oaken, Albrighton, Wolverhampton. Foto e informações de Martyn Fretwell.

Collins Green

Alan Davies escreve: A empresa tinha uma mina de carvão em Collins Green, perto de Bold, St Helens e também uma olaria em Burtonwood, produzindo até 10.000 tijolos por dia. Alguns foram usados ​​na construção de 154 cabanas de trabalhadores na aldeia.

Colney Hatch

Possivelmente de uma pequena olaria que ficava no lado sul do lado de Summer's Lane, perto de Colney Hatch, Middlesex. Parece ter sido inaugurado no início da década de 1890 e desaparecido em 1912. Foto de Lal Hardy.

Colt Park: veja H W Watson

Colthurst Symons & amp Co., Bridgwater

Encontrado em Tenby por Gary Davies.

Foto de John Morley. William Symons abriu um pátio de tijolos em 1851. Em 1859, Colthurst & amp Symons & amp Co eram os principais fabricantes de tijolos na área. Em 1881, um grande número era empregado, 85 por um fabricante. O maior pátio era a Crossway Brick and Tile Works de Colthurst, Symons e Co. Em 1887, havia três jardas, Crossway, Fursland's Somerset Yard e New Yard. New Yard foi mantida por William Symons em 1898. A fabricação de tijolos na área diminuiu no início do século XX. Os parceiros também estão listados nos diretórios comerciais como administrando a fábrica de tijolos Llanthony em Gloucester.

Colwich

A Colwich Brick & amp Tile Co. está listada nas edições de 1904 a 1940 da Kellys em Colwich, Stafford. Fundada por volta de 1900, as obras foram encerradas em 1970. Fotos das obras abandonadas neste link. Foto e informações de Martyn Fretwell.

Commondale Brick, Pipe and Pottery Company Ltd

Um tijolo de chaminé encontrado em Neasham por Jo Crossley.

Moldura decorada, foto de Jo Crossley.

Foto de Jo Crossley. A família Crossley, ver entrada posterior, usou o nome COMMONDALE em alguns de seus
produtos.

Conisboro

Fabricado em Conisborough, South Yorkshire, Agradecimentos a Simon Patterson pelas fotos.

Yorkshire Amalgamated Products, Ashfield Brickworks, Conisbrough, Doncaster. Ashfield Fire Clay Works em Clifton Hill em Conisbrough foi fundada por Thomas Henry Simpson em 1850. Em sua morte em 1880 a propriedade foi comprada por George Walker e Godfrey Edward Crawshaw de Doncaster e posteriormente, em suas mortes por volta de 1887, passou para seus filhos Edward Crawshaw e Godfrey Walker. Em 1920, a Yorkshire Amalgamated Products Ltd de Doncaster, os proprietários de várias outras olarias em Yorkshire compraram a empresa e a produção continuou até o fechamento em 1961. Parece que, quando os depósitos de argila adjacentes às fábricas estavam chegando à exaustão, por volta de 1950, a argila foi enviada de suas fábricas na vizinha Mexborough. Para obter mais informações, visite este site. Fotos e informações cortesia da coleção Frank Lawson.

Consett

Foto por cortesia da coleção Frank Lawson.

Consett Firebrick Company

Consett Firebrick Company, Shotley Bridge, Newcastle on Tyne. Foto de Chris Tilney.

Consett Iron Co Ltd

Consett Iron Co. Ltd., Consett, Co. Durham. This was a massive industrial concern producing steel, coal, coke and other related products from the mid 19th century until closure in 1980. The Company owned several brickworks including Delves on the outskirts of Consett, Garesfield and Templeton. Photo by Chris Tilney

Cook, Washington station

The name on this brick is unusually on the header end. Photo by Steven Tait.

Alfred Cook

Alfred Rankin Cook is listed as brickmaker at Stratton St. Marys, Long Stratton & at Swainsthorpe, Norwich in Kellys 1896 & 1904 editions. Photo & Info by Martyn Fretwell.

W Cooke & Co, Tinsley

No Info other than there was a William Cooke who produced Iron, steel & wire ropes at Tinsley, but no mention of bricks in the Grace's Guide entry. Photo by Martyn Fretwell from the David Penney Collection.

Cookson

Photos by Frank Lawson. J H Cookson & Son Ltd of Lofthouse, West Yorkshire.

Cooper

Front and back of a Cooper brick found by David Rogers near Lincoln. Clayton is the name of the brick machinery manufacturer. Martyn Fretwell adds: John Cooper is listed in Kelly's 1876 to 1891 editions at Misterton, Notts. The next entries are for George Cooper possibly John's son and he is listed in Kelly's 1900 to 1936 editions at Misterton.

J F Cooper

John Cooper, Mill Lane, Blackburn, Lancs, is thought to have been in business c1865.

T Cooper & Co, Shelton, Derby

Cooper, Maidenhead

Kelly's 1854 edition lists J.K. & H. Cooper at East Street, Maidenhead & Pinkney's Green, Berks. Then Kellys, 1887, 1899 & 1915 editions list the company as John Kinghorn Cooper & Sons, Castle Hill & Pinkney's Green, Maidenhead. The Cooper's owned the works between 1825 & 1955. More info at this Link. Photo & Info by Martyn Fretwell.

Cooper Newcastle

John Cooper, Kingsfield Brickworks, Newcastle-under-Lyme. He is listed in 1841 as a brick manufacturer at living at Hartshill, In 1851 he was emmploying 3 men and in 1861 the business was John Cooper & Son, King's Field, Shelton New Road, Newcastle. William Cooper his son is listed in 1861 as a master brick and tile maufacturer employing 15 men and 13 boys. The works was closed by 1871 and William Cooper had moved to Springfield Tileries by then. The works was reopened by Deane & Co by 1873. Photo by David Kitching.

Thomas Cope first appears as a brickmaker in the 1842 trade directory at Steels Nook, Longton and the business is listed as being run by his executors by 1864. In 1869 the works is listed as Holden Bridge Brickyard, Smallthorne and it is last mentioned in 1904. Photo and information by David Kitching.

Blue paver. Photo by Martyn Fretwell.

J Cope & Son

Ken Perkins records J. Cope & Son at the Midland Port Vale Tileries in 1878 & I have found that John Cope (blue metallic) is listed as brickmaker at Port Vale, Wolstanton Stoke on Trent & Smallthorne in Kelly's 1868 edition & then in the 1872 edition the listing is Norton in the Moors, Burslem & Wolstanton SOT. Info by Martyn Fretwell.

Copford

For the history of this works please see John Ambrose entry. Photo by Martyn Fretwell.

A Copp

Found at St Lawrence, Jersey. Photo by Richard Watson.

G Copp

Made by G Copp, Maufant, Jersey. The works operated from the 1890s to 1914. Photo by David Kitching, part of the collection at Wheal Martyn China Clay Museum.

Coptrod

Coptrod Brickworks Ltd., Mellor Street, Rochdale. Photos by David Kitching.

London Gazette July 1920:- COPTROD BRICKWORKS Limited. AT an Extraordinary General Meeting of the above named Company, duly convened, and held at Sparth Brickworks, Rochdale, on the 9th day of June, 1920, the following Resolutions were duly passed as Extraordinary Resolutions and at a subsequent Extraordinary General Meeting of the Members of the said Company, also duly convened, and held at the same place on the 1st day of July, 1920, such Resolutions were duly confirmed as Special Resolutions, namely:—

1. " That the Coptrod Brickworks Limited be wound up voluntarily."

2. " That Charles Percival Menday, of Sparth Brickworks, Rochdale, Company Secretary is hereby appointed Liquidator for the purpose of such winding-up."

Dated this 2nd day of July, 1920. THOMAS HOWARTH, Chairman.

Photo and info from Frank Lawson.

Corbett, Stoke Works

A Worcestershire brick, Simon Patterson photographed this one at Avoncroft Museum

Corbridge on Tyne

The front and back of a Corbridge brick. Photo by Mark Cranston.

Corby see Weldon & Corby

Cornard, Suffolk

Photo by courtesy of the Richard Symonds collection.

Cornard Brick & Tile Co. Sudbury, Suffolk was in production between 1919 & 1964. This example was made after 1945. Full history of the works, page 4. http://www.arct.cam.ac.uk/Downloads/bbs/bbs-43.pdf/at_download/file
Image of the washmill. http://www.sudburysuffolk.co.uk/photoarchive/viewimage.asp?id=670 . Info & Photographed at Bursledon Brick Museum by Martyn Fretwell.

Cornes, Hanley

The Cornes works was on, Slippery Lane, Hanley, adjacent to the Shelton Colliery. By 1900 it was sharing the marl hole with the Sun Street Works to the south. In 1867 the works was operated by Richard B Clarke and Cornes only appears in the 1896 directory. By 1904 the firm was trading as C Cornes & Sons but in 1907 the works is listed as operated by the Hanley & Tunstall Fireclay Co Ltd. Photo and information by David Kitching.

Cornish

With this brick just being stamped Cornish I have attributed it to Orbell Cornish who's sons/grandsons also follow him as brickmakers in Essex. Orbell Cornish is listed in Kellys 1871 to 1882 editions at Sible Hedingham, Halstead, Essex. Photo & Info by Martyn Fretwell.

Daniel Cornish & Co.

Daniel Cornish was the son of Orbell Cornish, brickmaker in Sible Hedingham. Daniel Cornish & Co. owned the Shenfield & Hutton Brickworks in Shenfield, Brentwood & this works is first listed in Kellys 1899 edition. Kellys 1902 edition now includes a 2nd works at Wickford & was situated at the end of Station Avenue. Daniel continues to run both works until the Wickford Works is listed in Kellys 1917 edition as being owned by John Cornish (possibly his brother). John Cornish is listed at Wickford until Kellys 1922 edition. As of yet no bricks stamped John Cornish have been found. Back to Daniel & he continues to be listed in Kellys at the Shenfield & Hutton Works until my last available trade directory in 1937. Photo & Info by Martyn Fretwell.

Edward Cornish, Eastwood, Essex

Edward Cornish was the son of Orbell Cornish, brickmaker in Sible Hedingham. Edward is listed in Kellys 1902 edition at the Eastwood Brickworks, Rochford, Essex. This entry continues until the 1922 edition when it's now Edward Cornish, Eastwood B/W's, Rayleigh Road, Southend. Kellys 1937 entry is the same & is the last Essex trade directory that I have access to. The works closed in 1973 by which time Edward's son was running the business. Edward lived to the grand old age of 100 & died in 1974. Photos & Info by Martyn Fretwell. Further info from Stephen Marks.

Eli Cornish

Eli Cornish was the son of Orbell Cornish, brickmaker in Sible Hedingham. Eli stamped his bricks ECC to distinguish his bricks from his brother's Edward Cornish who stamped his bricks, EC. Eli's Tortoise Brickworks was on Wethersfield Road, Sible Hedingham & he is listed in Kellys 1894 edition to 1929 edition at this works. A web article records him brickmaking between 1886 & 1932. In Kellys 1902 edition Eli is listed as briefly owning the Hedingham Brick Co., after which that works reverted back to being owned by Mark Gentry who had previously owned it. Eli also owned a 2nd brickworks called the Sidings Brickworks at Purls Hill, Sible Hedingham & this works is listed in Kellys 1914 & 17 editions. Eli Cornish is also recorded as being a director of the Sible Hedingham Red Brick Co. which took over Mark Gentry's Highfield Works, Purls Hill after he had finished brickmaking & the S.H.R.B. Co. is listed from Kellys 1922 edition as owning this works. Photo & Info by Martyn Fretwell with some info from a BBS article by Adrian Corder-Birch.

Fred Cornish, Tortoise

Fred Cornish is listed as brickmaker at the Tortoise Brickworks, Wethersfield Road, Sible Hedingham in Kellys 1933 & 37 editions. Fred followed Eli Cornish at the works who may have been his father. Photo & Info by Martyn Fretwell.

W Cornish

William Cornish was the son of Orbell Cornish, brickmaker in Sible Hedingham. William is listed in Kellys 1886 & 90 editions at High Beech Road, Loughton, Essex. Kellys 1894 edition now records the company as William Cornish & Co. at Chigwell Road, South Woodford. This entry continues until 1925 when the listing is H.R. Cornish, Chigwell Road, South Woodford. Photo & Info by Martyn Fretwell.

W D Cornish

W. D. Cornish, Enfield. Middx. started around 1990's along with several other brickworks in the area. His Bush Hill Park works flourished until the price of land increased & his works was the last to close in the Enfield area in 1936. Info by Martyn Fretwell and photographed in a Kent reclamation yard.

Coronet


Found near Measham, Leicestershire, photo by Michael Raybould.

Photo by courtesy of the Richard Symonds collection.

Peter Harris writes: These were made by Coronet Brick co ltd of Measham. They made both bricks and salt glazed pipes They only made pipes in the later years They closed about 1965 I do not think they were connected to Redbank as they were on the other side of the Midland Railway at Measham.

Martyn Fretwell adds Coronet Brick and Terra Cotta Works was in production by 1903 and was one of a trio of brickworks on Atherstone Road. Redbank was on the opposite side of the railway line and Measham Terra Cotta Co. was to the north, each with its own adjoining clay pits. The company may have taken its name from nearby Coronet House situated 150 meters from the works.

Photo by David Kitching, part of the collection at Wheal Martyn China Clay Museum.

Cossall Colliery Co.

Photo supplied by A.K.A. Demik.

Martyn Fretwell writes :- The Cossall Colliery Co. is listed in Kelly's 1916 & 22 editions with three railway siding depots in Nottingham. The brickworks was next to the colliery in the village of Cossall, Notts, which is just east of Ilkeston. A mining reference records the Cossall Colliery Co. brickworks as making 10,000 bricks per day in 1923 & by 1940 the output was 15,000 bricks per day.

Cosslet, Warmley

Richard Cosslett junior is listed in Slater's 1880 Bristol trade directory as brick & terra cotta manufacturer at Warmley, Glos. Photo & Info by Martyn Fretwell.

Coton Park, Burton on Trent

Found near Repton in Derbyshire by Frank Lawson. The 1895 Kelly's Directory for Derbyshire lists "Coton Park & Linton Colliery Ltd" of Linton, Burton upon Trent as brick manufacturers.

Cottam & Barlboro

Photo by Simon Patterson. Cottam Colliery, Barlborough was sunk in 1853 & was owned by Appleby & Co. then later by the Eckington Coal & Iron Co. The 1875 OS map shows the associated brickworks was next to Cottam No.2 pit, also known as Cottam "New Colliery". Both colliery & brickworks had disappeared by the 1899 map.

See also the entry for Barlboro.

Cottam Hall Brick Co

The Cotton Hall Brick Company works was situated at Ingol to the northwest of Preston beside the Lancaster Canal.

Photos of the works can be found here.

County, Stacksteads

Photo by courtesy of Colin Driver.

The County Brick & Tile Co. at Rakehead, Stackstead, Lancs went into liquidation on the 26th May 1900 after 13 years of production & was owned by Thomas Ratcliffe. Seventeen years after the disused brickworks had closed the 114ft chimney, constructed with 90,000 bricks was pulled down. Info & Photo by Martyn Fretwell.

Coupe

Frank Lawson writes: I am confident that this brick was made by Coupe Brothers, Brickmakers who, according to several street directories, operated out of several addresses in Sheffield including Carlisle Street East & Sorby Street. Coupe Brothers (Bricks), 19 Carlisle Street East works, Eleanor Street, Attercliffe, Sheffield. Kelly's Sheffield Directory 1923 - 1935

Cousins, Whitehaven

Michael Cousins is listed as a master builder in the 1880's directories and in 1881 as builder and Brick and Tile maker. Site of works not known at present. Info by Solway Past, photo by Phil Jenkins.

Cowcroft

I found a Buckinghamshire County Council reference to a brick kiln at Cowcroft, Ley Hill, Chesham, recorded as being in operation in the 19th & 20th centuries at this grid reference SP 98720 01810 on Kiln Lane and may have been the location where this brick was made. There was another brickworks also now closed at Meadhams Farm, situated slightly south of the Cowcroft site & this works was owned by the Dunton Brothers / Michelmersh Group. Info & Photo by Martyn Fretwell courtesy of the David Penney Collection.

Cowen M

Joseph Cowen & Co., Blaydon Burn Brickworks, Co Durham. Kelly's Durham Directory 1890. Photos by courtesy of the Frank Lawson collection.

Another Cowen brick has been found by Tom Ostrander along the path of the Seattle and Lake Shore Railroad at Issaquah Washington, the first rail line built out of Seattle and across the Cascade mountains. It was built in 1885-1887.

Cowie

Martyn Fretwell writes :- No trade directory entries have been found for this paver, but with photographing it at Oldfield Reclamation, Old Hill I expect it was made in the West Bromwich/ Tipton area. If you can help with information for this brick, please contact David. Photo & Info by Martyn Fretwell.

Cowling

Photo taken at an old house in the village of Everton in North Nottinghamshire by Joe Jefferies. Frank Lawson writes: I think this was almost certainly made by John Cowling of Spital Terrace Gainsborough, Lincs (White's Lincolnshire Directory 1856). Everton is very close to Gainsborough and I also found one in the same vicinity.

John Cowling is first listed in White's 1853 edition as brickmaker at Walkeringham, Notts. John is then followed by his son William in the running of the works in 1861. This works consisted of two yards, one either side of the Chesterfield Canal. Kelly's Lincolnshire 1868 edition records William as him living at Crowgarth, Gainsborough & his works at Walkeringham, Notts. After William's early death in 1871 aged 35, his wife Maria ran the two yards until she sold them as two individual lots in 1880. The entry for Cowling & Co. appears in Kelly's 1876 Notts. edition. Photo & Info by Martyn Fretwell.

Found in Dunham on Trent by Carl.

Coxlodge

Coxlodge Colliery Fire Brick Works at Gosforth, Newcastle outlasted the collieries themselves by many years and from map evidence was open from before 1895 to after 1938. Photo and info by Ian Suddaby.

This brick was photographed by Dave McAnelly at the Coxlodge, Gosforth and District Social Club, on Jubilee Road, Coxlodge, Newcastle upon Tyne. It was part of a wall that was removed during refurbishment work and kept as a memento, the Club was purpose built and opened in June 1910. Thanks to Ken Roddam.

Cradley Heath

This brick could have been made at the Congreaves Brickworks, Cradley Heath owned by the British Iron Co. History of the brickworks can be read at this link. Photo by Colin Wooldridge from the John Cooksey Collection, with Info supplied by Martyn Fretwell.

Craig Bros, Sacriston

Craig Brothers were a local builders firm, their yard was on Findon Hill, Sacriston, County Durham, where there is still a small row of 1930s semi-detached houses called 'Craigland Villas'. Craig's was a family firm, one of whose daughters, born in Sacriston, was the actress Wendy Craig. Photo by Chris Tilney.

Cramlington

Made at Cramlington colliery north of Newcastle on Tyne, photos by Tony Gray.

East Cramlington Brickworks - probably associated with Cramlington Colliery. Photo by Frank Lawson.

W Crane, Newton Burgoland, Ashby de la Zouch

William Crane, brickmaker in Newton Burgoland, Swepstone, Ashby-De-La-Zouch is listed in Kelly's 1895 to 1908 editions. Photo & Info by Martyn Fretwell. Photo by Martyn Fretwell.

Cranleigh

A brickworks was established next to Baynards Railway Station near Cranleigh, Surrey in the early 20th century & was known as Baynards Brick & Tile Works. After many years of producing bricks & Fuller's earth for the wool industry & then producing foundry clay, the site was purchased by Steetley Chemicals in 1937. Production of chemicals continued on the site until 1989 when the works closed. A new brickworks was then established just to the west of the chemical works in 1990 & was known as the Cranleigh Brick & Tile Co. The brickworks closed in 2004 & the site was then used to store bricks from other brickworks. Today after being derelict for many years the site is in the process of being turned into a nature reserve. Photo & Info by Martyn Fretwell.

Photo by Richard Symonds, taken at Amberley Chalkpits Museum.

H & W Crapper

Henry and William Crapper were running the Wisewood brickworks at Loxley by 1893, the business having previously been operated in partnership by Thomas Marshall and William Crapper at their Storrs Bridge Works in the Loxley Valley. Their works was severely damaged in the Sheffield Flood when the Dale Dyke Dam at Bradfield burst on the night of 11th / 12th March 1864. Their claim for damages for £1603 11s 2d was agreed at £1217.10s 0d. Later Thomas Marshall concentrated on the refractory brick side of the business at the Storrs Bridge works while the Crappers concentrated on the manufacture of house bricks at a works lower down the Loxley Valley at Wisewood. In 1901 the Crappers Brick Co. Ltd. was in existence but the deaths of the brothers led to the business being taken over by the Wisewood Brick Company around that time. Info from John Bramall.

Covarde

Thanks to Simon Patterson for the photo

Photos by courtesy of the Frank Lawson collection.

These bricks were the product of John Craven at the large Roundwood brickworks at Alverthorpe, Wakefield which opened in 1862. John Craven was the inventor of the stiff-plastic process and the owner of the first Hoffman kiln in Britain. The kiln was fired continuously until 1909. John Craven designed the brick-making machines and grinding pans. Thanks to Derek Barker for the information.

Craven Brickworks

The Craven Brickworks, Cockshutts Lane, Wolverhampton was established by Joseph Onions after 1902 and prior to 1908 and was then run by Isaac Onions from 1912 to 1916. Photo by Duncan Russell.

Crescente

Crescent Brick Co., George Holt manager, Bilston Road, Willenhall. Kelly’s Directory, 1900. Photo & info by Martyn Fretwell.

Crofts Plastic

Thomas Croft Brickworks, Deepdale, Preston. Photo by Colin Driver, info by Frank Lawson.

Croft Stone

Photographed at Cadeby Reclamation yard. Martyn writes :- With this brick being photographed in Leicestershire, C.S. could be Croft Stone, Quarry & Brick Co. Croft, Hinckley which is recorded in Kelly's 1877 edition. From the 1881 to 1912 editions the Company is listed as Croft Granite & Brick Co. with the 1881 entry recording Henry Davis Pochin & Samuel Davenport Pochin as Proprietors.

Crompton & Co Ltd, Croston

Crompton's brick and tile works was situated to the south of Croston Station in Lancashire and was well established by 1892. By 1910 the works was connected to the clay pit by an aerial ropeway. Production continued until at least the early 1970s when it was marked as a tile works on the OS map.

Crook & Co.

Examples of this brick have been found in Bolton and Wigan. Photo by David Kitching.

Crooks

photo courtesy of Graham Hague (Sheffield) collection.

Crosby

Crosland Coal Company

Found on the site of Cleckheaton Central station, probably made by the Crosland Coal Company, Webster Lane, Scholes, Cleckheaton. Listed 1877 to 1897, info and image PRBCO.

Cross image

With this brick being marked with a cross, I was told it was made at the St. Helens brickworks in Ipswich & I found that there is a brickworks marked on the 1882 & 1900 maps off Back Hamlet & close to St. Helens Church. There is another option of it being made at the Trinity Brickworks which was situated on the other side of Back Hamlet next to Holy Trinity Church & this works is shown on the 1882 & 1900 maps. Kelly's 1896 edition lists Joseph Bird as owning the Trinity Brickworks & this works closed around 1910. Photo & Info by Martyn Fretwell.

Cross Keys

This brick was found and photographed in a fireplace at Holbeach, Lincolnshire, by David Spellane. The end of the brick is scribed W A 1832. My best stab at the brickyard where it was made is that it comes from the Cross Keys brick field, immediately on the east side of Sutton Bridge, a few miles to the east of Holbeach. The owners of the initials RS and also WA are unknown.

John Crossley

John Crossley, Stockton on Tees, Co. Durham. John Crossley was a retailer of building products from Stockton-on-Tees having also opened a builders merchants in Middlesbrough in 1858. Between 1871 and 1947 he operated several brickworks in the South Durham / North Yorkshire area including Commondale & Grosmont which produced many clay building products, as well as terracotta ware at Commondale.

See also the entries for Commondale and Tudor.

Crossley, Middlesbro - photos by Simon Patterson.

Photos by courtesy of the Frank Lawson collection.

Found on the beach at Saltburn by Jo Crossley.

Crossling Benwell

Hartley Hudson Crossling produced at the Condercum Brickworks adjacent to the Charlotte Pit in Benwell, (although not commercially connected to that concern), to the west of Newcastle upon Tyne. Info by Arthur Brickman, photo by Thomas Davison.

Crowborough

Martyn Fretwell was told at the brick yard that this one is from Crowborough. INFO from net - Crowborough Brickworks at Jarvis Brook, started around 1890 and was in production until February 1980. It was owned by Redland when it closed in 1982. The site is now part industrial and part nature reserve. Photo and info by Martyn Fretwell. 2 links for the brickworks. http://www.theweald.org/B10.asp?bookid=payne02050 http://www.theweald.org/m00.asp?PicIdto=45151104

Crowle

Photos by courtesy of the Frank Lawson collection. Made near Scunthorpe, Lincolnshire.

BSC operated the Crowle Brickworks near Scunthorpe between 1967 & 1972. Full history of the works at these two links: here and here. Photo by Martyn Fretwell.

Crown Clay Co

Situated at a Crew's Hole, Bristol the Crown Clay Co made firebricksalong with sanitary pipes and terracotta ware from around 1800. At some point in the later 19th century the business was absorbed into the Bristol Fire Clay Company. Photos by Eric Taylor.

Crown Works, Horwich: see Yates, Horwich

Crowther & Hamblet: see John Hamblet (coping bricks)

A B Croxon

Made in Burnham on Crouch, Essex. Photo by David Wallis.

Cudworth

Cudworth Brickworks Ltd., Cudworth, Barnsley, 1890-1945. Located Behind Lindrick Close, Cudworth. It wasn’t connected to coal mining and seems to have been an independent producer. Later in the brickworks' life it was owned by Oakland Brothers who bought a number of Barnsley based brickworks. Photos by courtesy of the Frank Lawson collection.

Cudworth Junction

The brickworks was located on the south-western flank of Cudworth near Barnsley, South Yorkshire. Listed in trade directories under this name 1897 and 1904. Image PRBCO.

This was photographed at the Chasewater Railway near Lichfield by John Pease.

Photo by courtesy of the Frank Lawson collection.

Culford

This was an estate brickworks belonging to Culford Hall, Suffolk owned by the Benyon family until the Hall was sold in 1889 to George Henry, 5th Lord Cadogan who live there until his death in 1933. I have no trade directories for this works but it is shown on two maps dated 1881 & 1903 with it no longer being shown on a 1950 map. In 1893 Lord Cadogan made many improvements to his house when he turned it into a mansion. In 1901 Henry Warren is recorded as manager of the works & living at Brick Kiln Cottage. Photo by John Bowes & Info by Martyn Fretwell.

Photos by Martyn Fretwell.

Culgaith, Cumberland

Photo by courtesy of the Colin Driver collection.

Cumberworth

Photo by courtesy of the Frank Lawson collection. Cumberworth Brick & Tile Company was founded by the Wood family. The address in the 1930s was the Cumberworth Brick, Tile & Stone Co Ltd, Shepley, Huddersfield. Thanks to Derek Barker for the information.

Found at Thurlstone, S.Yorks by Frank Lawson.

Cunliffe's Kettering

This works was the north-west of the town between the River Slade and the Midland Railway and this is shown on the 1900 map and Kelly's Directory lists a William Cunliffe as a brick manufacturer. Photo and info by Dave Clemo.

Photo by Martyn Fretwell courtesy of the Bill Richardson Collection at Southwick Hall.

Cuthbert

F Cuthbert & Sons Ltd., Greystones, Sheffield. White's Sheffield & Rotherham Directory 1905. Photo and info by Frank Lawson courtesy of Graham Hague (Sheffield) collection.


Other items on this site that are directly related to the current book.

The Encyclopedia of Texas (Book)

This book provides a biographical view of Texas and its history. The book uses many narratives of the individuals who helped shape Texas history. The book also includes profiles of: the public school system in Texas banking the public school system the State Fair the Cotton Industry oil history and histories of select towns, such as Dallas, Fort Worth, Wichita Falls, Burkburnett, Ellis County, Waco, San Antonio, Galveston, and many others.

Relationship to this item: (Has Format)


Bricks of Ohio Blog (B.O.B)

Bricks may seem as boring and mundane as can be. But not all bricks are created equal. There was a time when Ohio was a brick powerhouse for the state, the nation and the world. Back in the golden era of brick paver making, the kilns of Eastern Ohio were constantly firing to meet the nation’s never-ending hunger for fire bricks and street pavers. From the 1880’s to the late 1930’s billions of bricks found their ways to the streets and buildings far from their rural roots. They don’t make them like this any more…they can’t. The time and expense to craft one of these by hand, glaze them with salt and stamp them is too labor intensive to make sense or cents.

I never thought much of bricks until I started the learn their lost history and came to respect the craftsmanship that made them. Even though billions were laid and paved the majority have been lost to time – buried under layers of asphalt or dumped in landfills and forgotten. These are the stories of my discoveries and how I came to appreciate these heavy hunks of heritage and why I made the time to pull history from the muck.

Attention visitors: If you came to this blog doing a Google search for a brick or block you found – please share with other readers what you found, where you found it and any information or links you find about it. This will help build the Brickpendium of knowledge here.

If you post a question like this: I found ________, how much can I sell it for. I will delete your comment.


American Brick Collection

Brick is one of the oldest and most enduring man-made building materials. Sun-dried mud brick, or adobe, appeared about 10,000 years ago. The earliest kiln-fired or clay-baked brick dates to 3,500 B.C. This marked the first time humans were able to construct permanent fireproof structures without stone.

Since at least 1611, when English brick makers were recruited to Virginia, fired brick has been part of the North American landscape. Tied to the colonial era, brick came to define the nation’s industrial age and remains linked to contemporary notions of the American factory, school, and single-family house. Although once manufactured with incredible variety, brick production today is far more limited because the material is no longer used structurally, but rather as veneer.

The American Brick Collection contains 1,800 bricks, most from the late 19th- and early 20th-century, each stamped with the manufacturer’s name, logo, or hometown. Donor Raymond Chase spent 24 years collecting them. There are examples of decorative, face, fire, paving, pressed, and common bricks from around the nation. All told, the collection weighs around 10,000 pounds.

The American Brick Collection is in storage and not on view. Please check current exhibitions for a list of what is publicly accessible.

Gallery

Brick Collection, 2013. CItyscapes.

Brick Collection, 2013. CItyscapes.

Brick Collection, 2013. CItyscapes.

Brick Collection, 2013. CItyscapes.

Brick Collection, 2013. CItyscapes.

Brick Collection, 2013. CItyscapes.

Brick Collection, 2013. CItyscapes.

Baltimore Brick Collection, 2006.

4 blocks from the National Mall

Metro
Judiciary Square (Red Line)
Gallery Place-Chinatown (Red/Yellow/Green Lines)

Free access to the Great Hall, Museum Shop,
e Gun Violence Memorial Project


Solway Past History in the borders

You are here: Home Tijolos Tijolos BRICKS FROM AROUND THE COUNTRY

BRICKS FROM AROUND THE UK.

STOURBRIDGE

In the midlands an area well known for fireclay.

There was a number of makers in the area.

A brick just stamped Stourbridge

A brick marked Fishers Stourbridge.

TIMMIS & CO LTD

Another Stourbridge company. Founded by the Timmis brothers G H and J A about 1871 they mined clay from under Stourbridge and Amblecote.

RAYAX is a trade mark for firebricks with a high 55 - 60% Aluminium by incorpoating Sillimanite a high content Aluminosilicate mineral.

LONDON BRICK COMPANY. (LBC)

This brick is a minature brick. There is a debate about these small bricks some were used in fireplaces etc. Or were they made as samples for travelling sales men?

PHORPRES refers to the fact the bricks are pressed four times in their production. Originall in presses made by C. Whittaker & Co of Accrington, Lancashire.

Examples of LBC bricks known as Flettons. The numbers refer to the various works and also in cases of double numbers also to the press used.

Flettons are made from Oxford clay which has an unique property in that it contains a high concentration of organic matter which results in the brick almost firing itself in the kiln and so reducing drastically the overall cost of firing and production. Another advantage is the abiltiy to crush it to a fine granular material and it possessed a uniform moisture content which made it suitable for making into bricks by using semi-dry pressing process.

The "Fletton" process was started at Fletton Lodge Estate which was purchased by James McCallum Craig and the bricks made became known as Flettons. A number of companies were involved but over time the London Brick Company dominated the Fletton trade.

The London Brick company was incorporated as the London Brick company Limited in 1900 and adopted the trade mark "PHORPRES" in 1901. The Phorpres name was dropped in 1974.

An LB brick stamped 10. this brick has a very deep frog. The brick is 2.5 inches thick and the frog is 1.5 inches deep.

Manufactured by the North Staffordshire Brick and Tile Co. Ltd, Chesterton, Newcastle-under-Lyme

VITROS would appear to be their trade mark for their typical staffordshire blue engineering brick.

The same type of brick with a 'F' on it.

METALLIC AND METAL BRAND

These were the trade marks of Metallic Tile Co (Rowley Bros) Ltd. at the Metallic tileries in Chesterton, Newcastle-under-Lyme, Staffordshire. closed in 1977.

J C E stands for J C Edwards who had a brick works at Ruaban, North Wales

A lot of JCE bricks with a number and fraction on it. In this case 31/8 in a very deep frog.

this is the reverse of the top brick with 31/8

Adifferent variation on the 31/8.

RUABON BRICK & TERRA COTTA LTD

A rope topped garden edge.

Ruabon Brick & Terra Cotta Ltd or locally called Jenks Terra Cotta. Founded by the Hague family of Gardden around 1883 and managed by Mr Jenks. Taken over by Dennis in 1960s and closed 1970s.

KETLEY BRICKS

A Staffordshire blue engineering brick.

Made by Ketley Bricks, Dreadnought Works, Dreadnaught Road, Pesnett, Brierly Hill.

(Information from the old brick marks website. )

MARK FAWCETT AND COMPANY.

Mark Fawcett and Company from near London. The Edwardian Patwnt Dow draught Preventing Chimney pot. (The pot is upside down in the picture as being used as a planter.)


Assista o vídeo: Fazendo PAVERBLOQUETE Sextavado